História da Paróquia

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Nossa Paróquia foi oficialmente fundada em 15 de abril de 1974 e possui atualmente 19 Comunidades. Mas isso é só o começo da história.

A história da nossa Paróquia começou em Boa Vista da Santa Cruz no ano de 1925. Naquela época o pequeno lugarejo  chamava-se  Formiga, as pessoas reuniam-se uma vez por mês para a reza do terço. A Missa raramente era celebrada na casa de famílias, em latim. A partir de 1948 Atendia esta Comunidade o Pe. Fenusca da Paróquia de Tibagi, Diocese de Ponta Grossa. Passando por Reserva ele viajava à cavalo até Boa Vista para atender os fiéis, isso uma vez por ano.

Em 1950, foi construída uma pequena Igreja fundada pelo Sr. José Cardoso Prudente, dedicada a Imaculada Conceição e o lugar passou a chamar-se Boa Vista da Santa Cruz, porque o Sr. José  escolheu o lugar mais alto da Comunidade para construir a 1ª Igreja e o Cruzeiro.  A primeira Missa celebrada pelo Pe. Fenusca na nova e pequena Igreja, ainda foi  em latim. O Sr. Querubino Pereira Venâncio, era o capelão, que atendia o Padre nas suas visitas e dirigia a oração do terço.

De 1950 a 1964 passamos a pertencer a Paróquia de Cândido de Abreu, atendia a comunidade o Pe. Elpídio Hansen, a cada seis meses. Em 1966 vendo que a Igreja estava pequena e os fiéis aumentando, a Diretoria da Igreja resolveu construir uma capela maior, de madeira. Dai então, até o ano de 1970 passamos a pertencer a Paróquia de Grandes Rios, atendia a Comunidade o Pe. João Kônig.

Lembramos com carinho da Dona Margarida de Sá Gomes, que atendia o Padre quando visitava nossa Comunidade. Também da Dona Mônica Zandonade de Freitas que ainda reside em nossa cidade e de seu saudoso marido Sr. Olivino  que como farmacêutico, muito contribuiu para o atendimento a população, e juntos faziam um trabalho muito bonito tanto na parte espiritual, como no atendimento a população que na época precisava de ajuda, devido a população que aumentava assombrosamente. Eles organizaram a Igreja e preparavam as pessoas para receberem os Sacramentos. Também se empenharam no trabalho Catequético as Catequistas: Ana Alice Bernardes Pinheiro e Neíze Aparecida Spit.

No ano de 1966 assumiu a   Diocese de Guarapuava, o Exmo Dom. Frederico Helmel, que passou a atender a nossa Paróquia com muita dedicação. Em 1967 a Companhia Lunardelli loteou toda esta região e vendeu a pequenos proprietários. Escolheu o local mais apropriado para a construção da 1ª Igreja , sendo   inaugurada em 08/10/1968, denominada Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com a presença de  Dom Frederico, Bispo da Diocese de Guarapuava e  dos Padres Anízio Feirobend e Elpídio Hansen.Neste dia, Dom Frederico administrou o Sacramento do Crisma. Visitou também as localidades de Boa Vista da Santa Cruz, Campineiro do Sul, Vila União, Santa Cruz da Limeira, Rio Branco, Conquista, Sabugueiro e Paranapã que na época pertenciam a Rosário.

No início da década de 1970 havia pouco conforto mais muita população. A fertilidade da terra e as boas condições de pagamento foram fatores que acabaram por atrair uma intensa imigração para a região. Em 1973 a Irmã Dulce nos visitou e organizou a Catequese deixando como Coordenadora a Senhora Ana Alice Bernardes Pinheiro.

Sentindo a necessidade de um Padre para atender a população, neste mesmo ano, foi construída a Casa Paroquial, graças ao esforço dos Senhores: Daniel Lalau, Silvio Fazolo, (falecidos) e Nelson Arantes que ainda reside em nossa cidade, e até hoje vem cumprindo com suas obrigações com a Igreja. Frequenta a  Missa aos domingos e quando pode participa das festividades e acontecimentos importantes na comunidade. 

Em 15/04/1974, pela ordem de Dom Frederico, Bispo Diocesano de Guarapuava, Rosário foi elevada a categoria de Paróquia, considerando o crescimento da população e também o fato de já existir uma Igreja digna de ser elevada a categoria de Matriz, passando a chamar-se Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Em 05/05/1974, Pe. Vincenty Wrosz SVD, polonês, tomou posse como Vigário da Paróquia de Rosário, pelas mãos do Pe. João Kônig, Vigário de Grandes Rios.

Um dos primeiros batizados realizados na nova paróquia foi de Robson Junior de Araújo, filho de Antonio Leon de Araújo e Ana das Graças Araújo. Foram padrinhos: Moacir Pinto de Oliveira e Lourdes Fernandes de Oliveira.

Vendo a necessidade do povo Pe. Vincenty, já no primeiro semestre de 1975, construiu 13 Capelas nas localidades de: Água da Canoa, Vila Nova, Pinhal Grande, , Vargem Grande,Porquinho, Barra da Escrita, Pé de galinha, Canta Galo, Sulforosa, Nivaldo Bueno, Santa Cruz da Limeira, Água do Camargo e Serraria da Limeira. A população chegou então a 26.000 habitantes, Neste mesmo ano foram feitos 612 Batizados e 155 Casamentos.

Em maio de 1974, foi introduzido em todas as escolas da Paróquia as Aulas de Religião, com livro baseado na História Sagrada e de autoria do Pe. Vincenty Wrosz. Acompanhava as suas celebrações um gravador com cantos gravados por ele, o povo aprendia e cantava junto.

Os presidentes da nova Matriz eram: Daniel Lalau, Sinésio Arent e Silvio Fazolo.

De 07 a 18 de julho de 1975 foi feita a Visita Pastoral na Matriz e Capelas. Pe. Vincenty acompanhou Dom Frederico Helmel.

Em 20/06/1977, uma forte ventania trincou e abriu para fora as duas paredes laterais da Igreja Matriz, sendo demolida em 27/06/1977. A Igreja passou a funcionar no Barracão de festas. . Neste mesmo ano foram realizadas em nossa Paróquia as Santas Missões com os Padres Capuchinhos, sendo o seu encerramento em 07/12/1977. Na maioria das Capelas e na Matriz, os missionários renovaram as diretorias e organizaram as equipes litúrgicas.

Em 05/12/1977 por ordem do Senhor Bispo, foram consagrados 06 Ministros Extraordinários da Comunhão, sendo eles: Domingos Farina, Matriz; Jorge dos Santos, Santa Cruz da Limeira; Sebastião Polez, Paranapã; Miguel, Água da Caneleira; Alécio e Alfredo, Vila União. No ano de 1978 já tínhamos 73 novos Ministros trabalhando na Paróquia toda. Neste mesmo ano foram inauguradas mais duas Capelas  em Boa Vista da Santa Cruz e Vila União. A Matriz é erguida com o esforço e dedicação dos paroquianos e de doações conseguidas graças aos esforços do Padre Vincenty.
            
Em 10/12/1978 com Santa Missa às 10h, celebrada pelo Pe.Ricardo Kupper SVD, concelebrada pelo Padre Provincial Ilirio Delpiva e Pe. Vincenty, foi benta e inaugurada solenemente a nova Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, construída pelo Sr. José Luis Pereira e equipe. Nesta celebração foram consagrados mais 40 novos Ministros Extraordinários da Eucaristia.

O 1º casamento realizado na nova Matriz foi do casal João Machado de Lima e Rosilene das Dores Ferreira.

De 09 a 25 de maio de 1981, foi realizada a Visita Pastoral de Dom Frederico e a Benção da Pedra Fundamental da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Rosário. A 1ª Diretoria foi formada tendo como Presidente:. Roberto Venâncio Nogueira; Vice Presidente: Jorge dos Santos; Tesoureiro: Eugênio Slembarsk; Secretário: João Batista da Silva. Com muito esforço e dedicação do Padre Vincenty, muitas doações recebidas  de fora  por intermédio dele,e também pelo esforço dos paroquianos a Santa Casa foi erguida. Enfim, é inaugurada em 14/03/1981. A população recebe o primeiro médico Dr. Jacir Pereira. O espírito construtivo do povo perseverou mesmo depois da inauguração já que, sentindo-se responsáveis por ela, as pessoas de nossa cidade continuaram as doações e festas para a manutenção da mesma.

Não podemos deixar de citar a valorosa contribuição das Irmãs Polonesas da Congregação de São José que aqui permaneceram por quatro anos, foram elas: Ir. Ilona e Inviolata, que prestaram serviços de enfermagem e as Irmãs Severina e Arcádia, prestaram serviços na Administração e na Paróquia. Irmã Arcádia trabalhou na Catequese com as crianças e na formação dos Catequistas. 

De 08 de junho a 18 de julho foram realizadas as Santas Missões Saletinas. Os resultados foram positivos e neste ano foram realizados 148 casamentos e 721 batizados. Ainda em 1983 o Pe. Vincenty foi transferido para Rio da Prata, Paróquia Sagrada Família no Município de Rio do Campo, SC. Assumiu a nossa Paróquia no dia 12/02/1984 o Padre Antonio Rybinski, posse dada pelo Pe. João Kônig. Sentindo de perto as necessidades da Comunidade, Pe. Antonio empenhou-se na construção de um Centro Catequético que foi inaugurado em 01/03/1986, trazendo grandes benefícios às Pastorais e movimentos, principalmente a Catequese. Neste mesmo ano a Diocese ficou de luto  com o falecimento do nosso saudoso Pastor Dom Frederico.

Assumiu a Diocese o Exmo. Dom. Albano Bortoleto Cavallin. Dos dias 10 a 17 de setembro de 1988, tivemos a Visita do nosso Pastor Dom Albano Cavallin, que ministrou o Sacramento do Crisma na Matriz e Capelas. A partir do dia 01/01/1989, foram desmembradas da Paróquia de Rosário as Capelas: Rio Branco, Santa Clara, Vargem Grande, Paranapã e Porquinho, que passaram a fazer parte da Paróquia São Judas Tadeu de Grandes Rios.

Em 01/12/1989, a Paróquia ficou de luto com o  falecimento do Sr. Antonio Rodrigues o conhecido Sr.Tonico, presidente da Matriz. No dia 31 de dezembro foi feita nova eleição e a presidência ficou assim constituída: Srs. Vandir Valdes Vila, Ismailton Massaro, Antônio Sabatini, Laudemir, Daniel de Souza Lalau, Pedro da Farmácia, Antônio Malicki e Valter Antônio Vila. Receberam posse no dia 21 de janeiro de 1990.  No final do mês  o Padre Antônio foi transferido.

Em 28/01/1990, Dom Albano Cavallim nomeia Pe. Estanislau Borysiak como nosso Pároco. Em 15/07/1990 foi realizado o primeiro encontro com todos os catequistas da Paróquia, assumindo  a coordenação a Sra. Ana Alice Bernardes Pinheiro, Vice- Coordenador Antonio de Castro Vieira e Secretário Devanir de Souza. 

Em  19 de setembro de 1990, com muita alegria tivemos a visita da Padroeira da nossa Diocese: Nossa Senhora de Belém. Ela veio acompanhada do Padre Wieslau Morawski. A programação para a visita da Padroeira, foi a seguinte: 

Às 18h com grande emoção os paroquianos a receberam no Bairro Ismailton seguindo em carreata até a Igreja Matriz. Em seguida foi celebrada a Santa Missa e após a Missa as Pastorais e Movimentos se organizaram para a Vigília até as 22h, começando no dia seguinte até às18h, quando foi levada para a Santa Casa em procissão. Chegando lá foi celebrada a Missa  para   os doentes  e  funcionários  voltando  em  seguida  para  a  Matriz.  No  dia    seguinte tivemos Missa às 9h pelos homens do campo, pedindo bênçãos e proteção para todo nosso Município. À noite foi recepcionada pelos alunos do Colégio Estadual José Siqueira Rosas, onde funcionava também a Escola Municipal Vereador José Rodrigues, com calorosas homenagens. No dia 22 visitou o Hospital Municipal e à noite na celebração da Missa das 19h, foi realizada a Bênção dos Casais e Capelinhas. No dia 23, domingo, às 09h foi celebrada a Missa e na Homilia o Pe. Wieslau nos falou da importância da Palavra de Deus em nossa vida. Ela deve ser o Centro e Maria a nossa intercessora junto a seu Filho Jesus. Falou ainda das nossas famílias e o seu papel na sociedade,  dos Círculos Bíblicos e a sua importância na união das nossas famílias e comunidades.

À noite foi em visita a Vila União, onde iniciou a sua visita às Capelas, até o dia 30 quando de volta a Matriz foi celebrada a Missa em  Ação de Graças, homenagens o dia todo, e às 15h Missa de despedida. O povo despediu-se com muita emoção e após a missa a imagem foi levada em carreata até a saída da cidade, onde o Pe. Giovanni de Grandes Rios esperava para conduzi-La a sua Paróquia.

Em 01/06/1994 faleceu o Sr. Daniel Lalau que muito lutou para a organização da Paróquia. Em 1995 o Exmo. Dom. Giovanni Zerbini tomou posse  como Bispo da Diocese de Guarapuava e reside até hoje em nossa Diocese como Bispo Hemérito.

Em dezembro de  1995 fomos abençoados pelas Missões Damascenas. Pe. João Rocha e sua equipe de Padres e seminaristas, inclusive o nosso Pároco hoje Pe. Adalto naquela época veio como seminarista, fizeram um excelente trabalho na Matriz e Capelas. Foram dias de muitas graças e bênçãos para nossa comunidade.

No mês de maio de 1996 foi formado o Conselho Pastoral Paroquial. Os membros foram: Movimento das Capelinhas de Schoenstat, Sr. Vandir Valdes Vila; Pastoral Vocacional, Julia Ossak; Apostolado da Oração, Jose Arlindo Farina; Pastoral da Família, Nazareno Batista Ferri; Capelinhas, Maria Barbosa dos Santos; Catequese, Devanir de Souza; Círculos Bíblicos, José Carlos Cândido; Liturgia, Domingos Farina; RCC, Eugênio Slembarski; Pastoral do Dízimo, Antonio Sabatini; Coletas Prescritas, Luiz Antônio Diniz; Ministros Extraordinários da Eucaristia, Dr. Luiz Carlos Lazaretti; Pastoral da Juventude, Simone Bernardes Pinheiro; Pastoral da Saúde, Valéria Malicki; Vicentinos, Osvano Marques; Música e Canto, Claudio R. Marcelli. No mês de maio do ano de  1996 foram escolhidos os  novos Conselheiros: Coordenador, Devanir de Souza; Vice-Coordenador, Nazareno Batista Ferri; Tesoureiro, Domingos Farina; Vice-Tesoureiro, Dr. Luiz Carlos Lazaretti; Secretária, Srta Simone Bernardes Pinheiro; Vice-Secretária, Virginita de Matos Ferreira.

No dia 29 de junho de 1997, o Padre Estanislau comemorou junto a seus paroquianos 40 anos de sacerdócio, sendo homenageado na paróquia e também pelo Boletim Diocesano. No dia 20/12/1998  o Padre  Claudenil Moraes da Silva, fruto da nossa Paróquia, rezou a 1ª Missa em nossa Matriz. Os Paroquianos, famliares se fizeram presentes e também representantes das Capelas da Paróquia.

No dia 03/01/1999 o casal Ezídio  Fernandes e Maria de Oliveira comemoraram Bodas de Ouro. Se fizeram presentes seus nove filhos,  sua mãe, 23 netos,  dois bisnetos e amigos da família. 

No ano de 2000 até os dias de hoje temos como Bispo Diocesano o Exmo. Dom Antônio Wagner da Silva,SCJ, que luta incansavelmente para que seu rebanho atenda ao apelo de Cristo :"Que todos sejam um.”
        
No dia 07/11/2000 a Paróquia ficou de luto com o falecimento do Pároco Padre Estanislau em Guarapuava. Foi trazido para Rosário do Ivaí sendo sepultado na Igreja Matriz, com a autorização do Bispo Dom Wagner.

Em 04/02/2001 tomou posse  o Padre Casemiro Heupa, como novo pároco. Permaneceu em nossa Paróquia até o dia 07/12/2004. Durante esse período foi dado início a várias reformas na Casa Paroquial, na garagem e no Salão Paroquial. Foi também pintada a Igreja em vista da Ordenação Presbiterial do Diácono Rogério.

Em 12/12/2004 tomou posse como pároco em nossa paróquia o  Rvmo. Padre Dariusz Gudajczyk, Presbítero da Diocese de PLock, Polônia a serviço da Diocese de Guarapuava, na presença do Pe. Acácio Evêncio de Oliveira , Vigário Geral da Diocese de Guarapuava.

E no dia  08 de janeiro de 2005 com grande alegria participamos da Ordenação Sacerdotal do Padre Rogério Tanan Diniz que no dia seguinte rezou a sua 1ª Missa na nossa Matriz, com a presença dos fiéis, parentes e amigos. Sentimo-nos felizes por mais uma vocação a serviço do Reino. No dia 26 de junho de 2005 tivemos a visita do nosso Pastor Dom Wagner que veio fazer um trabalho com os Catequistas do Crisma, com o objetivo  de fazer com que o Sacramento  seja recebido por pessoas conscientes, verdadeiros discípulos de Jesus Cristo  e conscientizar os Catequistas da necessidade  de reflexão sobre a caminhada.

Nos dias 03 e 04 de setembro de 2005 tivemos a visita do Monsenhor Aguinaldo, que veio fazer a Conscientização sobre o Dízimo em nossa Paróquia, obtendo um excelente resultado. No dia 22/12/2005, recebemos a visita da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, trazida por João Batista de Viveiros, dos Missionários Redentoristas. O motivo da visita foi os 25 anos de vida consagrada de João Batista.

Em 28 de maio a 04 de junho tivemos a visita de Nossa Senhora de Belém, Padroeira da nossa Diocese. Ela foi recebida na entrada da cidade , seguindo em procissão pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz. Toda paróquia teve oportunidade de homenageá-la.Foram dias de muitas graças e bênçãos. 

Os 40 anos da Diocese foi comemorado na Paróquia com muitas atividades como: Cavalgada, Celebrações,Missa Crioula, Ceciliada,etc

Com muito carinho foi preparada a Ordenação Sacerdotal do Padre Valter Malicka Musiau, nascido neste Município de Rosário do Ivaí. Os preparativos começaram uma semana antes, quando alguns Padres Marianos e Seminaristas vieram preparar a comunidade. Foi uma semana de muita reflexão, oração e gestos concretos. Em 13de janeiro de 2007 uma solenidade especial, presidida pelo Bispo Hemérito de nossa Diocese Dom Giovanni Zerbini , concelebrada pelo Pároco Pe. Dariusz, pelo Provincial dos Padres Marianos Pe. Jair Batista de Souza MIC, com a presença de demais padres da Congregação, realizou-se a sua Ordenação Sacerdotal No domingo seguinte ele celebrou a sua primeira Missa para os fiéis, parentes e amigos que compareceram em grande número.

Em 23 de outubro tivemos a visita da Imagem de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. As Pastorais se organizaram em carreata para recebê-la. Acompanhava o Frei Luis que a conduziu até a Matriz para as Homenagens e Celebração festiva.

No dia 14 de dezembro com a igreja super lotada foi celebrada a Missa de despedida do Padre Dariusz que deixava nossa paróquia. Um trabalho feito por ele e que foi destaque na Comunidade e em toda Diocese foi a conscientização do “Dizimo.”Tanto os adultos como as crianças aos poucos vão se conscientizando de que devemos  Consagrar o nosso Dízimo.

Assumiu a nossa Paróquia no dia 27 de janeiro de 2009 o Padre Edinaldo Mendes Tonete que permaneceu em nossa paróquia  até agosto de 2010. Foi um curto período, mas que deixou muitas recordações. Com sua música conquistou a simpatia dos fiéis. O trabalho com a música, liturgia, fez com que nossas celebrações ficassem mais alegres  e animadas. E também a reforma da nossa Igreja por dentro que fez com que a Comunidade valorizasse esse curto período que ficou conosco.

Em 24/10/2009 recebemos a visita do nosso Pastor Dom Wagner que administrou o Sacramento do Crisma.

Assumiu a nossa Paróquia o Rvmo. Padre Adalto Bona em 10/08/2010, e vem realizando um excelente trabalho na paróquia. Junto as Santas Missões Populares, vem conquistando aos poucos a união entre as Pastorais e Movimentos.


Você possui algum relato ou informação que possa ser acrescentado na história de nossa paróquia? Entre em contato conosco no link COLABORE.

Comente com o FACEBOOK